quinta-feira, 21 de maio de 2009

VOCÊ SABE COMO A TERRA É POR DENTRO?

Acredito que nada é mais importante para a vida do ser humano,  que a terra. É dela que retiramos todo sustento, seja animal ou vegetal. Imaginemos que por razões que desconhecessemos, a terra deixasse de produzir!

Seria o caos não? É deveras assutador, pensar em uma hipótese dessas quando sabemos que sem alimento não se vive. Nem os seres humanos, nem os outros animais e muito menos os vegetais. Tudo que consumimos, depende direta ou indiretamente da terra. 

Em nada adianta ignorar esse fato, quando vemos os efeitos negativos determinados pelas  inundaçõs que causam prejuizos imensos, tornando inviáveis a produção de alimentos e deixando os seres humanos descontrolados, muitos até choram, ao verem anos de trabalho irem literalmente por águas abaixo, os deixando desesperados, devendo aos bancos os empréstimos altíssimos sem poderem pagar. É verdadeiramente preocupante.

Vamos então conhecer um pouquinho desta grande obra de Deus?

Bem, a camada sólida do nosso planeta, o solo que pisamos, faz parte da crosta terrestre.
Para entendermos melhor, pensemos em uma laranja cortada ao meio. Essa parte externa que nos referimos. pode ser a casca de uma imensa laranja, justamente do tamando da terra, para melhor compreensão. 

A crosta terrestre, parte exterior que pisamos, também chamdada de Litosfera ou Sial, vai a uma profundidade de 60 a 100 km abaixo.

Após esta camada, encontramos outra camada pastosa intermediária, também chamada de Pirosfera ou Sima.
Finalmente encontramos a parte central da terra,  chamada de Núcleo ou Nife;  a Barisfera.

Devido à predominância de silício (Si) e aluminio (AL), na sua composição, a crosta terrestre também recebe do nome de Lotosfera ou Sial

Abaixo da Litosfera, temos  a camada pastosa que devido a predominância de lilício(Si) e Magnésio (Mg) na sua constituição, recebe o nome de Sima e também é chamada de Pirosfera.

Abaixo da Crosta terrestre, o material pastoso que existe em estado líquido constitui o que chamamos de MAGMA.

O núcleo central da terra, aquele que se encontra justamente do centro da terra a uma imensa profundidade por ter a predominância de níquel (Ni) e ferro (Fe) em sua composição, podemos também chamá-lo de Nife ou Barisfera.

A TEMPERATURA DO INTERIOR DA TERRA

Pelos túneis abertos nas minas mais profundas e pelas sondagens feitas por geólogos, ficamos sabendo que a temperatura da terra eumenta progressivamente à medida que entramos para o seu interior.

Chamamos a esta temperatura Grau Geotérmico e corrsponde ao núemro de metros mecessários em profundidade na crsota terrestre para que a temperatura se eleve  de 1 grau centígrado.

O grau Geotérmico varia conforme a região considerada. Seu valor é de 30 metros

A 2 500 metros de profundidade a temperatura na mina de Morro Velho perto de Belo Horizonte por exemplo, atinge 64°C.

Sendo 18°C a temperatura média anual fora da mina, temos em 2 500 m um  aumento de 46°C (64-18)

A temperatura da mina é portanto 2 500 : 46 = 54,34

Existe outras provas do calor existente no núcleo da terra, além do grau geotérmico: vulcões, os gêiseres e as fontes termais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é direcionado a todos aqueles que gostam da vida, mas muito e principalmente aos amantes da natureza que no dia a dia lutam com unhas e dentes, para preservarem o Planeta dos malefícios que os rodeia. É claro que nem todos temos os mesmos ideais e os mesmos sonhos, cada um com os seus, mas de um modo geral, vale salientar que a qualidade de vida é tudo. Em nada adianta por exemplo viver uma vida miserável, respirando por um balão de oxigênio. Preservemos o que temos de mais importante que é a Natureza, pois ela significa a nossa vida!