quarta-feira, 22 de julho de 2009

O SEGREDO DAS MONTANHAS






AS MONTANHAS - As montanhas parecem imutáveis. Na verdade, porém, elas se modificam continuamente.
Os continentes mantêm-se sempre em movimento - isso faz montanhas surgirem e desaparderem. Diversas montanhas stão crescendo, ao passo que outras, formadas há muito tempo, graualmente diminuem. Certas Montanhas aparem na boca dos volcões, pelo acúmulo de lava e detritos. Há também montanha sob os oceanos. Os picos de algumas delas chegam à sperfície originando ilhas.
Existe na terra duas imensas cadeias montanhosas: O Sistema formado pelas montanhas Rochosas e pelos Andes que se estende ao longo das Américas: e o complexo formado por Himalaia, Alpes e Atlas, que corta a Asia, a Europa e o norte da África. Trata-se de montanhas jovens pois surgiram nos últimos 50 milhões de anos.

Outros complexos - como o dos Montes Urais, na Rússia - são muito mais velhos (têm mais de 200 milhões de anos de idade) e por isso a erosão já os desgastou, reduzindo sua altura.
Aavalanche às vezes, rochas e gelo precipitam-se das encostas de um amontanha: São as avalances.

Elas costumam ocorrer da primavera quando o gelo começa derreter.

As montanhas mais elevadas possuem diversos extratos de cobertura vegetal. Acima destashá uma área de vegetação baixa. No cume, coberto de neve, o frio intenso impede o desenvolvimento de plantas. Enquanto se movem, os continentes fazem pressão sobre camadas de rochas.

Isso provoca a formação de imensas falhas (rachaduras), ao longo das quais se elevam blocos de rocha.

Outras montanhgas aparecem por dobradura da crosta terrestre.

Jás as montanhas em domo surgem quando a lava empurra as camadas superiores de rocha, fazendo-as se elevar até a superfície.