quarta-feira, 20 de maio de 2009

TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS PELO PLANETA

É responsabilidade de todo ser humano responsável, preservar o meio ambiente. Independentemente de leis, ou qualquer medida governamental que tenta coibir os abusos contra a natureza, devemos entender que se ela não existir, simplesmente não podemos existir, já que dependemos absolutamente dela.

As pequenas coisas, os pequenos costumes, tende aumentar a poluição no planeta, pois se o indivíduo acha que o seu ato é ínfimo, uma coisa insignificante e não vai influir na preservação da terra, tente pensar em termos de humanidade. Se todos os humanos da face da terra fizessem exatamente aquele pequeno ato, como ficaria o meio ambiente.

Certo que todos temos o direito à vida, mas precisamos entender que não podemos subestimar a capacidade de inteligência dos outros e querermos tapar o sol com a peneira. O criador de gado, por exemplo,  tem todo o direito de criar os aimais pois é o seu meio de vida dela. Daí devastar as matas, florestas, para plantar capim é outra coisa completeamnete diferente. Precisamos entender que no futuro não é o gado quem irá nos salvar, mas o ar que respiramos. Precisamos nos alimentar mas também respirar. 

São pequenos costumes que juntos, levam a poluição dos rios, senão vejamos. Uma residencia que liga o esgoto de águas domésticas à caixa de águas pluviais - aquela que leva a água da chuva para os mares - passará a levar também resíduos de sabão - soda cáustica, água sanitária e todos os produtos quimicos empregados na limpezsa desta residencia para poluir às águas. Alguém poderá pensar que o seu esgoto não influi absolutamente naquele grande mar.  Infelizmente engana-se, pois não é somente ele que pratica aquele ilícito, mas um número considrável de pessoas.

É triste ver corregos de águas pluviais com ligações de esgotos domésticos, água de borracharias, águas fétidas de sanitários, pneus, camaras de ar, pau, pedra, plásticos, vidros e tantos outros produtos que deveriam estar em um lixo apropriado para reciclagem, quando voltariam à natureza para outra composição, fazendo parte de local absolutamente indiferente à sua exzistência - o corrego de águas pluviais.

As favelas das grandes metrópoles, muitas à margem dos rios, pioram consideravelmnete a situação deste,  tornando inviável a vida dos peixes e crustáceos tão necessários a sobrevivência humana. Falta educação e incentivo ao povo, para que faça a sua parte, pois em um futuro que não podemos precisar, simplesmnente aquele rio se tornará impróprio para o criatório  dos peixes e crustáceos em virtude do alto gráu de poluição e  quem sabe,  intransitável do ponto de vista da navegação, por ter um alto gráu de poluição.

As pessoas às vezes são individualistas; assim,  tornam inviáveis as medidas governamentais quanto a preservação do meio ambiente. Pensam erradamente que um pequeno ato não influirá na preservação o planeta, mas tomemos como exemplo, um campo de futebol com 30.000 pessoas  e cada pessoa - torcedor- jogasse ao solo um simples saquinho plástico de pipocas que po iriam dsescer água abaixo até os rios, lagos e mar. Somente naquele jogo, o mar receberia 30.000 saquinhos plásticos de pipocas. 

Imaginemos muitos jogos realizados em diversas partes do planeta, todos eles usando o mesmo procedimento? É assim que se dá a poluição dos rios, através dos pequenos erros praticados por muitas pessoas afetando completamente a qualidade de vida de todos, colocando em risco à nossa existência na terra em um futuro próximo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é direcionado a todos aqueles que gostam da vida, mas muito e principalmente aos amantes da natureza que no dia a dia lutam com unhas e dentes, para preservarem o Planeta dos malefícios que os rodeia. É claro que nem todos temos os mesmos ideais e os mesmos sonhos, cada um com os seus, mas de um modo geral, vale salientar que a qualidade de vida é tudo. Em nada adianta por exemplo viver uma vida miserável, respirando por um balão de oxigênio. Preservemos o que temos de mais importante que é a Natureza, pois ela significa a nossa vida!