segunda-feira, 18 de maio de 2009

PODEMOS VER E SENTIR O AR?

Através dos orgãos dos sentidos, você pode perceber a existência de uma pedra, de uma laranja, de tudo que existe (objetos), verificando sua forma, sua cor, sua aspereza, seu cheiro, gosto etc. Com o ar não acontece o mesmo, pois ele não tem forma, não tem cor (é incolor), não tem gosto (é insípido) e não tem cheiro (é inodoro).

Tudo que parece estar vazio, na realidade está cheio de ar, pois ele é invisível mas existe e ocupa espaço. A terra e tudo que nela existe estão envolvidas pelo ar e não podemos viver sem ele. Este lembrete serve para nos lembrar que temos que preservar este bem precioso, insubstituível e necessário à nossa existencia.

Como o ar não tem forma própria, é um corpo fluido. Do mesmo modo como ocupa todo o espaço de que pode dispor, dizemos que tem expansibilidade, por diminuir de volume quando submetido a ação da compressão, dizemos que tem compressibilidade e finalmente por ocupar o lugar em qualquer espaço independentemente da forma do recipiente, dizemos que tem elasticidade.

A prova de que o ar tem peso é fácil de comprovar: Se colocarmos uma bola de futebol bem cheia em um prato de uma balança e no outro estabelecer o equilibrio através de algum peso ou qualquer outro objeto. Se esvaziarmos a bola de futebol, veremos que o prato que estava com a bola sobe, significando que a diferença era justamente o ar que estava dentro da bola.

VAMOS RESOLVER UM PROBLEMA?

Muito bem:  Vamos calcular então, o peso do ar existente em uma sala de aula que mede 7 metros de comprimento, 6 metros de largura e 3 metros de altura.
1 metro cúbico (m3) de ar equivale a 1000 litros e 1 litro de ar pesa 1,3 g.
O volume da sala é sempre o produto do comprimento x largura x altura e é dado em m3 (metro cúbico).
façamos o seguinte calculo:
7m x 6m x 3m = 126m3
Se 1 m3 = 1000 litro de ar.
Como 1 litro de ar pesa 1,3 g, o ar existente
na sala de aula pesará:
126 000 x 1,3 = 163 800 gramas ou 163,80 quilogramas (kg)

Quando em um dia de sol intenso na praia, você observa que a areia se aquece muito mais do que a água do mar. O ar em contato com  a areia sobe e o ar em contato com a água desloca-se para ocupar o lugar do ar que subiu.

O ar é portanto um ingrediente insubstituível para que haja vida na terra. Não podemos em hipótese alguma, subestimar a capacidade destrutiva da natureza pois quando quer ela é incontrolável. Exemplo disso são as catástrofes que se espalham mundo afora, tudo, em decorrencia dos maus tratos que recebe dos seres humanos. 

Façamos então a nossa parte: evitemos queimas que só vão prejudicar a saude do planeta e consequentemente a nossa saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é direcionado a todos aqueles que gostam da vida, mas muito e principalmente aos amantes da natureza que no dia a dia lutam com unhas e dentes, para preservarem o Planeta dos malefícios que os rodeia. É claro que nem todos temos os mesmos ideais e os mesmos sonhos, cada um com os seus, mas de um modo geral, vale salientar que a qualidade de vida é tudo. Em nada adianta por exemplo viver uma vida miserável, respirando por um balão de oxigênio. Preservemos o que temos de mais importante que é a Natureza, pois ela significa a nossa vida!