domingo, 17 de maio de 2009

ATÉ QUE ALTURA VAI O AR ATMOSFÉRICO

Após várias pesquisas, cientistas descobriram com foguetes de sondagem, satélites aretrificiais de observação,  aviões e chegaram a uma conclusão:
A terra não é envolvida apenas por uma única camada de ar, mas por diversas camadas. 

A primeira camada, chamada Troposfera, vai do nível do mar até a altuma média de 12 Km. Nesta camada a temperatura diminui à medida que aumenta a altitude. Para cada quilômetro de altura, a temperatura diminui aproximadamente em 6 gráus centígrados.

A uma alturta de 12 km, a temperatura é de 60° abaixo de zero.

Os grandes furacões, tempestades, as nuvens e chuvas ocorrem na Troposfera.

A segunda camada chamada Estratosfera, é a camada acima de 12 km, com uma espessura aproxidamente de 80km. É uma região muito calma da atmosfera e a favorável à aviação. Os grandes aviões a jato voam normalmente na Estratosfera.

Após a Estratosfera vem a Ionosfera, uma camada onde o ar é extremamente rarefeito e atinge aproximadamente 600 km de altitude.

Foi dado esse nome, pelo fato de existir nesta camada, partículas carregadas eletricamente (ions).

É justamente a Ionosfera que reflete as ondas de rádio, permitindo as transmissões radiofônicas na Terra, à grande distância. As ondas de TV não se refletem nesta camada ionizada, por isso as transmissões diretas, a longa distância, só foram possíveis com o uso de satélites artificiais.

O ar é uma mistura de gases, sendo o Nitrogênio e o Oxigênio os mais abundantes.

Se pingarmos gotas de Ácido Clorídico (HCI) sobre um pedaço de mármore, observaremos uma efervescência do desprendimento de Gás Carbônico. Do mesmo modo, se misturarmos vinagre com uma solução de Bicarbonato de Sódio, dentro de um tudo de ensaio, teremos o mesmo resultado.

Como o Nitrogênio é um gás inerte, impede que as substâncias inflamáveis se quimem rapidamente.

Além do Nitrogênio e do Oxigênio, existe também no ar, uma pequena quantidade de Gás Carbônico.
As poeiras, os micróbios, os gases de fábricas, de de carros, etc. constituem os componentes acidentais do ar.

O ar é portando uma mistura de gases, onde o Nitrogênio e o Oxigênio são os mais abundantes. O Nitrogênio é um gás inerte e o Oxigênio, um gás carburente.

O Gás Carbônico entra em uma proporção mínima de 0,03%. Sem ar não existe por exemplo fogueira de São João. Como o Oxigênio do ar é um gás comburente capaz de manter a chama acesa, o Nitrogênio é um gás inerte incapaz de sustentar a combustão.

A mistura de Oxigênio e Carbono é igual a Gás carbônico. Se perguntassemos as coisas que você conhece que queimam mais rápido, com certeza você diria: papel, madeira, gasolina, alcool, etc. etc.  pois bem, em todos esses elementos está contido o Carbono.

O componente essencial para a respiração de quase todos os seres vivos encontrados livre no ar ou disssolvido na água é o Oxigênio.

Entre os seres inferiores, existe micróbios e fungos que respiram na ausência de Oxigênio. São chamados seres anaeróbios e obtêm energia por meio de certas reações químicas, conhecidas como Fermentação.

De maneira que só existe vida na terra por causa do ar. Se este vier a ser completamente poluido, com certeza,  o Planeta virará um deserto terrivel, pois não haverá vida nem vegetal e nem animal.

VAMOS EVITAR POLUIR O PLANETA?






2 comentários:

Este blog é direcionado a todos aqueles que gostam da vida, mas muito e principalmente aos amantes da natureza que no dia a dia lutam com unhas e dentes, para preservarem o Planeta dos malefícios que os rodeia. É claro que nem todos temos os mesmos ideais e os mesmos sonhos, cada um com os seus, mas de um modo geral, vale salientar que a qualidade de vida é tudo. Em nada adianta por exemplo viver uma vida miserável, respirando por um balão de oxigênio. Preservemos o que temos de mais importante que é a Natureza, pois ela significa a nossa vida!