domingo, 26 de julho de 2009

NO FUNDO DOS MARES





NO FUNDO DOS MARES

No fundos dos mares e dos oceanos esconde-se um mundo à espera de exploradores.

Poucos metros abaixo da superfície há criaturas fascinantes, bancos de corais e estranhas formações rochosas.

No leito marinho repousam os cascos de navios afundados há centenas de anos, cuja carga (ânforas, moedas e outros objetos) fornecem valiosas informações sobre a vida em outras épocas.

Além de possibilitar a realização de aventuras, os mares e os oceanos são também locais de intenso trabalho: os mergulhadores fazem a manutenção de estruturas submersas, como plataformas de exploração de petróleo e pesquisadores estudam a vida marinha.

O mergulho, uma atividade bastante perigosa, precisa seguir rigorosamente normas de segurança. O território ao alcance dos mergulhadores, limita-se a profundidades relativamente pequenas.

Abaixo delas o homem só chega a bordo de veículos especiais. O solo eceânico, em paticular, requer o uso de submersíveis, que são pequenos submarinos.

Uma pessoa que mergulhe sem a ajuda de equipamentos de respiração atinge apenas alguns metros de profundidade e logo tem de retornar à superfície.

Os homens-rãs vestem uma roupa especial e carregam um pequeno cilindro de oxigênio. Eles mergulham a profundidades de até 500 m; além desse ponto, só é possível chegar a bordo de submersíveis.

Uma máscara e um tudo de respiração, possibilitam observar o mar a partir da superfície e realizar mergulhos breves.

Antigamente trabalhava-se sob a água em um sino de mergulho - cabines cheias de ar afundadas de navios. O equipamento de mergulho permite autonomia de mergulho de cerca de 1 hora. Sem proteção especial, deve-se mergulhar no máximo 50 m.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é direcionado a todos aqueles que gostam da vida, mas muito e principalmente aos amantes da natureza que no dia a dia lutam com unhas e dentes, para preservarem o Planeta dos malefícios que os rodeia. É claro que nem todos temos os mesmos ideais e os mesmos sonhos, cada um com os seus, mas de um modo geral, vale salientar que a qualidade de vida é tudo. Em nada adianta por exemplo viver uma vida miserável, respirando por um balão de oxigênio. Preservemos o que temos de mais importante que é a Natureza, pois ela significa a nossa vida!